Olá galera,bora falar sobre mais um iten do composto mercadológico Promoção.
Insisto na idéia de que nada adianta investir em um bom produto,ter uma ótima estratégia de preço , muita propaganda ou outros itens do composto Promoção se o ponto de venda está largado.
O que é importante entender é que basicamente existem dois tipos de compra, a planejada e a por impulso.
Na compra planejada, o consumidor sabe exatamente o que vai comprar, porém ainda existe a dúvida sobre qual marca ele irá levar.
Já na compra por impulso tudo será decidido no ponto-de-venda. Neste caso o consumidor está muito mais vulnerável as ações de merchandising, pois a decisão de compra acontece na hora.
Então entra a estratégia de Merchandising.Entenda que merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto- de-venda que gere informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores no ponto de venda.Em poucas palavras, é lembrar, informar e tentar persuadir o consumidor a comprar um determinado produto ou mudar de marca.Só para você ter uma idéia pesquisas mostram que 85 % das compras são decididas dentro da loja,o que leva muitas empresas levar muito a sério essa ferramenta de marketing.
Ações:
- Embalagem;
- Design;
- Exposição de oferta promocional;
- Emprateliramento técnico e criativo;
- Dispenser;
- Displays;
- Expositores;
- Luzes e sons.
O importante é que o merchandising atenda os seguinte requisitos:
• destaque seu produto em relação aos outros produtos;
• destaque em relação ao ambiente;
• exponha o produto em locais de fluxo de pessoas;
• posicione ao alcance do olhar (ângulo visual),aqui no Brasil 1,70 seria próximo ao ideal;
• Gere uma exposição de forma acessível;
• Tenha uma exposição em quantidade suficiente;
Bom,sugiro a vocês entrarem no site abaixo e entender também de Cross Merchandising,é muito legal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cross_merchandising
Grande abraço a todos,
Professor João Uziel