Metas e Objetivos


Fala galera,tudo bem?

Ao longo da minha carreira,tenho visto muita gente confundir Metas com Objetivos.E são itens diferentes e precisamos saber diferenciar-las no processo de planejamento de vendas,marketing ou estratégico da empresa.

Quero começar a falar que é de extrema necessidade estabelecer Metas e Objetivos.Com isso bem claro a empresa se desenvolve,estabelece desafios e no final gera crescimento de um ano para outro.Uma empresa sem metas e objetivos é igual a um barco sem rumo no meio do oceano,qualquer vento é favorável.

Então vamos ao que interessa de fato!

Objetivos: é um ponto exato que se quer atingir,portanto precisa ter data e números.Imagine uma pessoa com 150 kilos com 1,80 mt de altura.Seu objetivo portanto é perder 70 kilos (número) em 12 meses.Ou seja,eu tenho valor e data até agora.Nesse caso eu pego os 70 kilos e divido por 12 meses,pronto,acabei de estabelecer a meta:aproximadamente 6 kilos por mês.

A meta portando é extraída do objetivo, em que o aspecto quantitativo tem uma importância importante, ou seja, é mais preciso e gera maior controle e é responsável por atingir o objetivo da empresa.

Entendeu agora de onde vem a meta do seu departamento? exatamente do Objetivo da empresa,então antes de reclamar que sua meta está alta demais,pense que o objetivo da sua empresa é crescer,logo,você também crescerá junto.

Para finalizar, entenda algumas característica ou motivos pela qual uma empresa estabelece Meta:

  • Objetivos econômicos financeiros;
  • Esta ligado diretamente à missão e visão estabelecida;
  • Foca o lucro e crescimento rápido;
  • Gera um clima de desafio e ambição;
  • Estabelece controle;
  • Foca a penetração rápida no mercado.

Bom,na prática o Objetivo de uma empresa pode ser o seguinte:

Objetivo não precisa ter quantidade nem prazo. Por exemplo :

. Aumentar o faturamento da empresa

. Reduzir os custos

. Aumentar o número de produtos (portfolio)/Aumentar a variedade de produtos vendidos

. Aumentar a margem de lucro ou rentabilidade da empresa

. Aumentar a produção do(s) produto(s) X, Y e Z (Dependendo da situação, o aumento da produção é estratégia para se conseguir o atingimento do Objetivo de Aumento do Faturamento)

. Aumento da liquidez da empresa, ou seja,poder de pagamento das dívidas

. Aumentar o grau de satisfação de nossos clientes

. Aumentar o grau de satisfação de nossos profissionais

e a META? bom,é só colocar valores e dividir por Mês ou por dia.

ajudei em alguma coisa ou só deixei você confuso?seja qual for sua resposta,fico muito feliz,

Grande abraço a todos,

Professor João Uziel

Sobre Super Gestão

Conceitos e aplicações
Esta entrada foi publicada em Empreendedorismo, Estratégia de Marketing, Marketing. ligação permanente.

3 respostas a Metas e Objetivos

  1. Daniel diz:

    Muito bem esclarecido..ajudou Bastante..tinha uma certa duvida..Continua Postando meu e-mail esta virando um guia depois do curso vou leiloa-lo na web huauahauHaUHuaH Zueras Abraços..Professor só esta precisando de algo que chame atenção dos alunos..;) (Ninguém Lê) ¬¬

  2. Samuel Lucas Fernandes Do Carmo diz:

    Essa informação, é bem construtiva. E incrível que paressa, é apenas uma meta minha, pois irei citar na referencia do meu trabalho. Logo, contribuirá para o alcance do meu objetivo, que é o termino do trabalho.
    Em fim, analogias a parte, e serei meritocrático sendo assim dando honra a quem merece.

  3. Pingback: Gestão Empresa Metas E Objectivos | Actual Percentil

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