Indicadores Financeiros fundamentais no Balanço do e-commerce


finançasnoecommerceDonos de pequenos negócios do mundo digital nem sempre se preocupam com indicadores do balanço.Normalmente delegam essa função aos contadores terceirizados.No entanto,é de suma importância prestar atenção ao que os indicadores falam do desempenho da sua empresa.

“Os indicadores de desempenho financeiro no e-commerce servem não apenas para medir o volume de vendas de uma loja virtual, mas principalmente para determinar qual é o ganho em termos de eficiência do e-commerce”.

Não é raro ver que muitos empreendedores atropelam informações importantes de suas empresas, e que muitas vezes não tem o hábito de manter uma planilha com o controle do Fluxo de Caixa atualizado, muito menos sabem  dizer qual é o giro do estoque do mês.Entenda alguns dos principais indicadores que podem ser extraído dos balanços e saiba o impacto na sua gestão.

1- GIRO DO ESTOQUE Esse indicador mostra quanto tempo sua mercadoria demora para ser faturada ao cliente final,ou seja,mercadoria parada por muito tempo é dinheiro parado,no entanto seu fornecedor não espera o mesmo tempo para receber aquela fatura em cima da sua mesa.Essa conta é necessário ser atualizado todo mês.

Vamos calcular? Divida o valor do seu estoque pelo Faturamento,simples assim:  R$200 000 / 50 000 = aproximadamente 4 meses para ser vendida.

Como interpretar? Quando o estoque gira mais lentamente pode impactar no fluxo de caixa da empresa,ou seja,o empresário paga antes de receber.Isso pode acontecer quando o empreendedor compra muito para obter desconto do fornecedor,é um perigo,pois pode diminuir a liquidez da empresa.É necessário analisar se esse produto tem demanda rápida e se o preço está competitivo.A saída é fazer campanha promocional e baixar rápidamente do estoque.

2- ÍNDICE DE LIQUIDEZ

Esse indicador permite saber se o Fluxo de Caixa vai ter dinheiro para pagar as faturas dos fornecedores sem atrasos.Esse indicador é muito útil para calcular o nível de individamento da empresa.

Vamos calcular? Divida o valor do Ativo Circulante que nada mais do que o dinheiro disponível na empresa,além daquele que receberá a curto prazo,só subtrair pelo  Passivo Circulante  de curto prazo do Balanço.Pronto! se for igual ou maior que 1,ufa! o Fluxo de Caixa terá dinheiro para honrar os compromissos.Agora,se for menor que 1,não preciso nem falar né? Aí é recorrer a outros recursos e renegociar as dívidas.

3- ÍNDICE DE RENTABILIDADE

Esse indicador é muito desconhecido e muitas vezes confundido por muitos empreendedores.Serve para saber se é mais viável investir em uma renda fixa ou correr o risco de empreender.Além disso,serve para comparar com o desempenho dos concorrentes.

Vamos calcular?

Para se chegar à rentabilidade, basta dividir o lucro da empresa, aferido em um determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual da empresa). O resultado, em percentual, representará a rentabilidade deste negócio no período correspondente.

Na prática,imagine uma franquia montada há um ano com investimento no valor de R$ 400 mil, que gere lucro mensal de R$ 10 mil. Se dividirmos o lucro pelo investimento, chegaremos a 2,5%. E aí? vale a pensa investir em uma renda fixa ou assumir o risco?

Ainda é necessário prestar atenção,muitas vezes a lucratividade sobe mais a rentabidade cai,por motivos já citados.

Espero ter contribuído,dúvidas me escrevam.

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Conceitos e aplicações
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