Vantagem competitiva


Galera,

Conforme falamos em sala de aula,a Vantagem Competitiva é um conceito desenvolvido por Michael E. Porter no seu best-seller Competitive Advantage e que procura mostrar a forma como a estratégia escolhida poderá refletir no sucesso e no desempenho da empresa.

Quando falamos em vantagem competitiva falamos em gerar no valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa os custos de produção.

Segundo Porter, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva: a liderança no custo e a diferenciação.Ou seja,ou foca em produzir e vender focado no baixo custo ou gerar diferenciação e valor agregado.

Para incrementar nosso aprendizado em sala de aula,quero citar alguns exemplos de como uma empresa poderá gerar vantagem competitiva:

  • foco no cliente, gerar valor para o cliente;
  • qualidade superior do produto,produto ampliado ou seja,acima das expectativas (ver post nesse blog sobre produto agregado);
  • distribuição ampla;
  • alto valor de marca e reputação positiva da empresa;
  • técnicas de produção focado no baixo custo;
  • patentes, direitos autorais e de propriedade industrial;
  • proteção do governo (subsídios e monopólio);
  • equipe gerencial e colabores de alta performance.

Ao pensar em Vantagem competitiva é necessário pensarmos em desenvolver vantagens:

  1. difícil de imitar
  2. única
  3. sustentável
  4. superior à competição
  5. aplicável a múltiplas situações

Outra coisa que quero salientar e tenho falado muito em sala de aula é que a Vantagem Competitiva precisa ter valor para os clientes. Não basta ser diferente ou único, essa diferença ou unicidade precisa ser desejada, buscada, almejada pelos seus clientes. Uma vantagem competitiva que não agregue valor para os clientes, que eles não tenham interesse, não é vantagem competitiva, é desperdício!

é isso pessoal,abraço a todos,

Professor João Uziel

quer saber mais?

http://merkatus.com.br/10_boletim/120.htm

http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/vantagem-competitiva-2313/artigo/

Sobre Super Gestão

Conceitos e aplicações
Esta entrada foi publicada em Empreendedorismo, Estratégia de Marketing, Marketing. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s