PROMOÇÃO DE VENDAS:PROPAGANDA


Olá pessoal,

Vamos falar hoje sobre o composto promoção,ou comunicação integrada de marketing.Muitas vezes, propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional é a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral.Portanto,veremos hoje que desenvolver comunicação é muito mais do que isso,muito mais mesmo,cuidado com a miopia de marketing galera.

vamos lá então:

Propaganda: é um item que está inserido dentro do composto promoção e  desempenha papel fundamental na criação de valor para o cliente.

  • Objetivo:A propaganda se torna importante porque informa os clientes sobre os produtos e ativa a necessidade de comprá-los.A propaganda permite atingir os seguintes objetivos:

– Informar: a propaganda permite dar as características dos produtos, assim como aumentar os níveis de conhecimento sobre eles. Conteúdo, formas de utilização, locais de aquisição e de assistência técnica, constituem algumas das informações úteis para o consumidor, que a propaganda deve facultar.
– Aumentar: o conhecimento: o nível de conhecimento sobre um produto/marca faz aumentar significativamente as hipóteses de aquisição. A divulgação das marcas permite que os potenciais consumidores conheçam a sua existência no mercado.
– Diminuir: o esforço de compra: quanto maiores forem os conhecimentos sobre uma marca, mais fácil será tomar uma decisão, mesmo diante da quantidade de produtos existentes.
– Influenciar: na decisão de compra: constitui, certamente, o objetivo máximo da propaganda.

Bom,agora que você entendeu o que é propaganda,você precisa entender como escolher o melhor meio de divulgação.

Selecione os Meios

Nós profissionais de marketing escolhemos o meio de comunicação com base no público alvosque se pretendemos atingir e do tipo de mensagem a ser transmitida. Não menos importante é o Budget ou seja,o orçamento, que muitas vezes pode condicionar a utilização de determinados meios, sobretudo, aqueles que exigem maior investimento.

Vejamos as principais vantagens e desvantagens dos diversos meios:

– Televisão: permite um elevado grau de penetração e resultados rápidos, mas implica orçamentos elevados e um planejamento complexo e de longo prazo.

– Rádio: nos permite ter uma segmentação mais precisa e elevados índices de repetição com um orçamento reduzido, mas a ausência de imagem e a dificuldade em captar a atenção do ouvinte são desvantagens deste meio. Também tenho em mente que o rádio vem perdendo espaço para a internet e outros meios de comunicação atualmente.

– Outdoor: permite uma boa segmentação geográfica e grande exposição, sendo um meio relativamente flexível.Veja outras vantagens:

  • Full time: O outdoor é uma mídia de grande impacto. E ainda permanece 24 hs, diariamente, em exposição.
  • Cobertura: Atinge, intensamente, em diferentes pontos da cidade, pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias.
  • Soluções sob medida: Dependendo do porte da campanha, pode-se usar Outdoor no quarteirão, no bairro, no estado ou mesmo em todo país.
  • O outdoor é BI-Semanal: O outdoor permite também a renovação bi-semanal (a cada 14 dias) de mensagens, que o torna ágil o suficiente para anunciar liquidações, promoções, cursos, exposições e qualquer outro produto e serviço que exija essa rapidez.
  • O outdoor não pode ser desligado: Praticamente, o outdoor é uma mídia compulsória. Ela está nas ruas, praças e avenidas, aberta a toda população. Não necessita ser comprada, nem ligada, nem folheada. Não se cobra ingresso para vê-la.

Mas, não é aconselhável a mensagens sofisticadas, além de não ser barato uma campanha de outdoor.Não adianta colocar muita informação no outdoor valendo-se de suas dimensões (aproximadamente 9m x 3m). O cliente acaba desviando sua atenção para outras mensagens mais curtas e objetivas

– Jornais e Revistas: permite uma boa segmentação em função da revista ou jornal escolhido, e implica um maior tempo de exposição, mas a vida útil é curta e tem um baixo nível de cobertura.

antagens                                       Desvantagens

Flexibilidade                                     O jornal de ontem é antigo

Cobertura local                                 Vida curta – um dia.

Ação rádida                                      Difícil demonstração de ação

Permite mensagens longas            Competição com o conteúdo

Datas de fechamento curtas

– Internet: a grande vantagem é a possibilidade de interatividade e de comunicação one-to-one. Um anúncio feito na rede fica on-line 24 horas por dia, todos os dias. Baixo custo de produção. Comparando com a propaganda convencional, a Internet oferece maior flexibilidade e permite maior criatividade, isso sem falar também de seus baixos custos de produção. Custo de veiculação menor que em outras mídias convencionais. A relação custo-benefício não tem comparação.Um fato interessante é que a Internet levou 5 anos para ter o mesmo número de usuários, que o telefone teve em 30 anos.

Mala Direta: permite uma elevada segmentação e o contato personalizado.O alto custo da franquia postal direta está obrigando as empresas do setor a fazer experiências com suas ofertas e a se empenhar mais na escolha do público-alvo.

– Catálogos: permite segmentar o alvo. Portanto,é bem caro,bota caro nisso.

– Transportes-ônibus / metrô: O Busdoor é uma mídia elaborada em adesivo de vinil, aplicado no vidro da parte traseira do ônibus.Permite uma elevada exposição, atraindo mais facilmente a atenção.Temos  a opção de escolher qual a linha e seu respectivo itinerário para divulgar melhor a sua marca.O inconveniente dessa mídia é que é mais complicado alterar a mensagem e os formatos.

bom,espero ter acrescendo ainda mais,fiquem com um vídeo sobre propaganda,

Grande abraço a todos,

Professor João Uziel

Sobre Super Gestão

Conceitos e aplicações
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