Segmentação de Mercado


Conforme temos falado,o papel do cara de marketing no mercado é de  gerar lucro a organização,valorizar a marca e gerar expansão de mercado.

É importante para as empresas conhecer e principalmente entender todos os hábitos de consumo de seus clientes.Por isso,o profissional de marketing define quem é o cliente através da segmentação de mercado.

Las Casas (1993), afirma que para satisfazer as necessidades de um individuo, o trabalho é mais fácil, pois o produto será adaptado a algumas necessidades especificas. Quando a empresa atua na a produção em massa que atingi milhões de consumidores as ações de marketing torna-se mais difícil. Logo,a melhor estratégia é a segmentação de mercado onde é ofertado produtos que se aproximem a satisfação do mercado-alvo.

Para efectuar a segmentação do mercado podem ser utilizadas diferentes variáveis de segmentação, nomeadamente:

  • Variáveis demográficas: inclui a idade, sexo, raça, estado civil, dimensão da família, formação, ocupação, rendimento, …
  • Variáveis geográficas: inclui, o país, região, urbano ou rural, clima, …
  • Variáveis psicográficas: representa os valores, crenças e atitudes (onde se incluem as preferências políticas, a religião, o status socioeconómico, a cultura, os passatempos,…).
  • Variáveis comportamentais: inclui a lealdade à marca, taxa de utilização, aplicação dada ao bem, benefícios percebidos,…

Então é isso,quando se realiza a segmentação, a empresa consegue melhores informações, por estar mais próxima dos diferentes perfis de cliente,além disso,conhecendo melhor seu cliente, você poderá serví-lo melhor.Outra vantagem é que, conhecendo e agrupando seus clientes, será mais fácil contá-los.

grande abraço a todos,

Professor João Uziel

Sobre Super Gestão

Conceitos e aplicações
Esta entrada foi publicada em Conceitos de Marketing, Estratégia de Marketing, Ferramentas, Marketing. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s