Função do Profissional de Marketing


Muitos ainda pensam que um “marketeiro” é aquele cara que é o responsável por mascarar o produto, serviço,político, diminuindo imperfeições, ausentando falhas, e, sobretudo pensa apenas no lucro no processo de troca.

Primeiramente acredito que no meio acadêmico o mais indicado é tratar o profissional  de marketing como mercadólogo. Mercadólogo tem mais a ver com o estudioso do mercado, o profissional que entende, pesquisa e se adapta às evoluções do cenário econômico e às nuances corporativas. O mercadólogo seria o indivíduo que realmente compreende o marketing, e não mais um besta que acha que marketing é “fazer de tudo para arrancar o máximo do cliente e jogar”.

A função desse profissional engloba a tomada de decisões, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados, como qualquer outra função empresarial.

As decisões e ações específicas da função de marketing, que compõem o chamado composto de marketing, também conhecido como marketing mix ou os “quatro Ps”, referem-se a quatro variáveis: produto, preço, promoção e ponto de distribuição.

As quatro grandes áreas de responsabilidade do gerente de marketing podem ser resumidas abaixo:

1. Análise de marketing: analisar os riscos e as oportunidades de mercado;
2. Planejamento de marketing: selecionar o mercado-alvo e as estratégias de marketing;
3. Implementação de marketing: desenvolver o mix ou composto de marketing;
4. Controle de marketing: avaliar os resultados das estratégias e dos programas.


Umas da funções eternas do cara de marketing é o planejamento de marketing,ou seja, é a etapa inicial de todo o processo de administração de marketing, quando são definidos os objetivos de mercado e tomadas as decisões estratégicas, incluindo:

• Análise de mercado;
• Identificação de oportunidades e riscos;
• Segmentação do mercado e seleção do mercado-alvo;
• Objetivos de marketing;
• Estratégia de diferenciação de produto;
• Estratégia de preços, comunicação e distribuição;
• Plano tático;
• Orçamento de marketing;
• Avaliação e controle.

grande abraço a todos,

Professor João Uziel

Sobre Super Gestão

Conceitos e aplicações
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