Excelência no atendimento ao cliente


Hoje em dia, é indiscutível que a excelência no atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e o fator principal para o crescimento das vendas e a evolução das empresas.

Não existe empresa estabilizada que prospere e conquiste mercado sem clientes satisfeitos.Lembra daquela formula que sempre era costumado aplicar? “um cliente satisfeito fala para mais dois,um insatisfeito para dez”, hoje não é mais assim,um cliente insatisfeito ferra sua marca em blogs,twitter,facebook e aí ? quantas pessoas ouvirão sua marca sendo atacada?

Consumidores mais maduros e exigentes com concorrência, a cada dia, mais acirrada é uma equação devastadora para as empresas que negligenciam o atender bem.

Pois bem,então como implantar um bom atendimento?Como posso melhorar o padrão de qualidade do atendimento da minha empresa?

Antes de responder quero apimentar mais essa questão.Saiba que diferentes pesquisas ratificam, entre elas a realizada pela Walt Disney World, que a atenção ao cliente é o ponto nevrálgico de um negócio. Com pequenas diferenças, os números indicam que, aproximadamente, 68% dos Clientes deixam de comprar de uma empresa por causa do atendimento e do comportamento de seus funcionários. Muitos, mesmo insatisfeitos, saem calados e sem reclamar.Está vendo? muitos clientes não reclamam,mais também não voltam mais,e isso gera um custo enorme de marketing e vendas para colocar um outro no lugar.Simples assim.

Com a minha experiência tenho visto que a excelência no atendimento começa com uma boa contratação,ou seja,perfil de atendente certo.Após isso,treinamento é a chave.Treinar é acima de tudo valorizar o funcionário e prepará-lo para, também, valorizar e conhecer  o cliente profundamente.

As pessoas são absolutamente diferentes e reconhecer essas diferenças é um fator determinante para o sucesso de um atendimento. Conhecer os clientes é fundamental e através de atitudes simples, no início dos contatos, podemos descobrir o que eles desejam.

Vejo o investimento em treinamento com visão estratégica de marketing,ou seja,faz parte do composto mercadológico de marketing de qualquer empresa.

Bom,pra terminar e resumir esse post,a solução é o seguinte: contratar corretamente,treinar,treinar e acompanhar o resultado diáriamente.

abraço a todos,

Professor João Uziel

Sobre Super Gestão

Conceitos e aplicações
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