Posicionamento de mercado


Posicionamento de Mercado é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos consumidores.

Cada produto, serviço ou idéia, lançados no mercado, ocupa um determinado local nos corações e mentes de cada consumidor individual. Este local é hierarquizado. O primeiro da lista é o produto líder. Os demais, a partir do segundo listado, são os produtos, serviços e idéias considerados secundários“.

Pense em detergente em pó,lamina de barbear….qual marca chegou primeiro na sua mente? Pois é,para chegar na sua mente essas marcas tiveram que investir muito no processo de comunicação da marca.

A Batalha por sua Mente, dos autores Al Ries e Jack Trout mostra através de uma abordagem prática a importância de se criar uma “posição” na mente do consumidor. “A batalha do marketing é travada dentro da mente do consumidor!”

Os autores falam que posicionamento não é o que você faz com um produto. Posicionamento é o que você faz com a mente de seu potencial cliente. Ou seja, você posiciona o produto na mente do potencial consumidor.

Churchill e Peter (2000) afirmam que o posicionamento envolve  a criação de uma percepção favorável do produto em relação aos concorrentes na mente dos compradores potenciais. O resultado – o posicionamento do produto – é a visão dos clientes potenciais a respeito do produto em comparação com outras alternativas.

Segundo Ries & Trout (1999), o que uma empresa deve buscar no momento de posicionar-se na mente do consumidor é ser a primeira a ser lembrada. A empresa deve ser conhecida como sendo a primeira em segurança, caso o atributo importante no seu ramo seja a segurança. Isto tudo porque o caminho fica muito mais difícil para quem é o segundo. Contudo, existem estratégias para que o segundo torne-se primeiro. Uma delas é admitir que é segundo e realizar estratégias de marketing compatíveis buscando crescimento. A segunda é buscar outro atributo ainda não explorado pela concorrência e que o comprador considera relevante e associar a marca em função deste atributo. Portanto, uma empresa que chega ao mercado consumidor depois da líder, pode ultrapassá-la, se esta for considerada uma pioneira acomodada.

Estudo de caso: a Rede Record gerou campanha admitindo ser a segunda maior rede de televisão,o intuito é gerar um posicionamento na mente do consumidor de que ocupa o segundo lugar na frente do SBT.

Grande abraço a todos,

Professor João Uziel

Referência:
RIES, Al, TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha pela sua mente. São Paulo: Pioneira,
1997.

veja também:

http://www.centroatl.pt/edigest/edicoes/ed22cap1.html

http://www.pontomarketing.com/marketing/posicionamento-de-mercado-para-micro-e-pequenas-empresas/

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2 respostas a Posicionamento de mercado

  1. Obrigado pela referência do artigo do Ponto Marketing! Grande abraço e muito sucesso!

  2. Victória diz:

    Passei por aqui

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