Conceito de Ciclo de Vida do Produto-CVP


O ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que mostra a evolução de um produto ou serviço no ,mercado.É o curso descrito pelas vendas e pelo lucro de um produto durante sua permanência no mercado.

O Ciclo dividindo-se em quatro fases, cada uma das quais com desempenho específico e, por isso,exige-se a tomada de decisões de marketing diferentemente para cada fase:

1.Introdução:

Características:

•Crescimento lento das vendas, quase sem lucro;

•Demora na expansão da capacidade de produção;

•Consumidor relutante em comprar o produto;

•Preços são altos: problemas técnicos de produção, necessidade de grandes margens para suportar despesas, despesas com propaganda muito elevadas.

Estratégias de Marketing:

  • Desnatamento rápido: preço alto e elevados gastos em propaganda; –Comprador desconhece o produto; –Os que conhecem estão dispostos a pagar; –Fortalecer preferência de marca.
  • Desnatamento lento: preço alto e pouca propaganda; Mercado é limitado; Alto conhecimento do produto; Consumidores dispostos a pagar; Concorrência potencial não existe.
  • Penetração rápida: preço baixo e alto gasto em propaganda; Mercado é grande e não conhece o produto; Compradores sensíveis a preço; Forte concorrência potencial; Custos unitários decrescem em escala.
  • Penetração lenta: preço baixo e pouca promoção; Mercado é grande; Mercado conhece o produto; Compradores sensíveis a preço; Existência de concorrência potencial.

Estratégias Composto de Marketing:

  • Produto: oferecer produto básico, selecionar uma boa marca, persuadir adotantes iniciais.
  • Distribuição: seletiva, selecionar um número limitado de canais.
  • Preço: geralmente alto;
  • Promoção: informar adotantes e revendedores sobre as características do produto.
  • Promoção de vendas: estimular a experimentação através de amostras, cupons de descontos, etc.

2-Crescimento:

Características: Vendas e lucros crescem; Surgem novos compradores e concorrentes; Preços se estabilizam e até caem; Propaganda se mantém ou até se eleva um pouco; Cai a proporção propaganda / vendas;

Estratégias de Marketing:

Melhorias no produto; Busca de novos segmentos de mercado, novos canais de distribuição; Acrescentar novos modelos e produtos de flanco; Decidir a hora de baixar os preços para atrair clientes sensíveis a preço;

Estratégias Composto de Marketing:

  • Produto: oferecer extensões de produto, acrescentar serviços e garantia.
  • Distribuição: número maior de canais para atender a demanda.
  • Preço: um pouco alto por causa da alta demanda.
  • Promoção: informar adotantes e revendedores sobre as características do produto, ênfase em propaganda. Promoção de vendas: voltado para o mercado de massa.

3-Maturidade:

Características: Vendas e lucros se estabilizam ou declinam; Busca de novos mercados e novos usos para o produto; Estágio mais longo.

Estratégias de Marketing:

Reduzir preços atrairá novos consumidores?  Podemos colocar o produto em novos canais?  Devemos aumentar a comunicação?  Devemos mexer no planejamento de vendas?  Devemos mexer na força de vendas?  Podemos incrementar novos serviços?  Devemos entrar em novos segmentos?

Estratégias Composto de Marketing:

Produto: melhorar a qualidade, diversificar marcas e modelos. Distribuição: intensiva, incentivos para os revendedores.

Preço: baixo, refletindo a intensa concorrência.

Promoção: enfatizar diferenças e benefícios da marca. Promoção de vendas: uso de incentivos como cupons de descontos para induzir compradores a mudar de marca.

4-Declínio:

Características: Vendas e lucros declinantes; Redução da propaganda; Redução dos preços; Empresas relutantes em retirar os produtos do mercado; Produtos consomem mais tempo da Administração; Produção é limitada, provocando ajuste de maquinário, de estoque e preços.

Estratégias de MKTG:

Formação de um comitê de análise;  Identificação dos produtos em declínio;  Dados de análise: participação de mercado, participação nas vendas, lucratividade, participação no custo fixo;  Imagem da empresa, relação com o consumidor;  Aumentar, manter ou diminuir  o investimento;  Estabilizar para “fazer caixa”;  Abandonar.

Estratégias Composto de Marketing:

Produto: retirar itens fracos ou buscar alternativas para renovar o produto.

Distribuição: eliminar canais não lucrativos, trabalhar com número limitado de canais.

Preço: baixo para vender o que resta do estoque ou alto para servir um nicho de mercado.

Promoção: reduzir ao nível necessário para manter fiéis os bons consumidores. Promoção de vendas: reduzir ao nível mínimo.

Como podemos notar,para cada fase serão necessários estratégias diferentes,decisões rápidas e inteligentes para garantir o sucesso de marketing.

Grande abraço a todos,

Professor João Uziel

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